quinta-feira, 20 de novembro de 2008

INTERNET EM ALTA EM INVESTIMENTOS PUBLICITÁRIOS...



A Internet foi o meio de comunicação que mais cresceu, percentualmente, em investimento publicitário no Brasil durante o primeiro semestre de 2008. A rede faturou R$ 321 milhões no período, uma alta de 45% em relação ao ano passado. Os dados são do projeto Inter-Meios, que mede o faturamento de empresas de mídia. Com isso, a web se consolida como o quinto meio que mais recebe esse tipo de verba – era a sétima a um ano. No primeiro semestre, a internet ultrapassou a TV por assinatura e a mídia exterior na divisão desses investimentos. Com este resultado, a internet ultrapassou pela primeira vez a faixa dos 3% do investimento publicitário no Brasil. Para ser exato: 3,36%, 0,10% a mais do que a TV por assinatura. No primeiro semestre, a rede ficou com uma participação de 3,3% no “bolo publicitário”, índice bastante tímido ainda, mas que vem em crescimento constante era de 2,7% na primeira metade de 2007 e de 1,5% em 2003, quando o investimento em web começou a ser medido pela pesquisa. No semestre, a verba publicitária geral cresceu 16,3%, atingindo o montante de 10,6 bilhões de reais. A televisão ficou com a maior parte deste dinheiro, 58,53%, seguido de jornal (17,31%), revista (7,97%) rádio (4,34%) internet (3,3%), TV por assinatura (3,2%), mídia exterior (2,8%), guias (2,1%) e cinema (0,3%). Durante todo o período de 2007, as empresas usaram R$ 526,6 milhões em publicidade na internet, uma alta de 45,8% em relação a 2006. A televisão continua sendo a mídia que mais recebe investimento publicitário, apesar de ter perdido um pouco de espaço. A TV faturou R$ 5,6 bilhões em anúncios, o que equivale a 58,5% do valor total investido pelas empresas – no mesmo período de 2007, esse índice era de 59,3%. Os dados do projeto Inter-Meios contam com informações parciais das receitas de links patrocinados do Google e do Yahoo. Ambos não revelam seus faturamentos e o que é contabilizado no Projeto Inter-Meios vem dos números divulgados pelos portais de internet. A estimativa do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) é que a internet chegue a 3,5% do investimento publicitário em 2008.

créditos aos sites
http://blog.portalhigi.com.br

Nenhum comentário: